Quase 90 mil brasileiros já estão de posse da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), um documento moderno que promete facilitar a vida do cidadão ao unificar diversos registros. A emissão da primeira via da CIN é gratuita, um benefício que tem incentivado a população a aderir à atualização.
O grande diferencial da nova identidade é a adoção do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como o registro principal, eliminando a necessidade de múltiplos números de identificação. Com essa mudança, o CPF passa a ser o número único do cidadão para todos os serviços públicos, simplificando processos burocráticos e aumentando a segurança na identificação.
A implementação da Carteira de Identidade Nacional está em conformidade com o Decreto nº 9.278, de 2018, que estabelece a padronização de identidades no território nacional. A nova CIN conta com recursos de segurança avançados e tecnologia QR Code, que garantem a autenticidade do documento e dificultam fraudes.
A expectativa é que, com a modernização, os cidadãos tenham uma experiência mais ágil e segura em serviços que exigem identificação. A nova carteira está sendo emitida em um processo gradual, com a substituição acontecendo à medida que os cidadãos procuram os órgãos de identificação para a emissão de novos documentos ou para a renovação dos já existentes.
A adesão ao novo sistema de identidade reflete o compromisso do Brasil com a inovação e a eficiência dos serviços públicos, além de representar um passo importante na digitalização e na integração de dados, facilitando o acesso dos brasileiros a direitos e serviços.
Fonte: G1
