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MEC promove webinário para transformar a educação de surdos com práticas bilíngues inovadoras

Na última terça-feira (16), o Ministério da Educação (MEC) promoveu um debate crucial para a inclusão e a qualidade do ensino no país: a educação bilíngue de surdos. O evento, estruturado como um webinário, teve como foco o Programa de Formação de Professores da Educação Básica, com o objetivo de explorar e disseminar práticas educacionais heterogêneas e bilíngues, que atendam às necessidades específicas de alunos surdos.

Durante o encontro virtual, especialistas, educadores e representantes de instituições ligadas à educação especial discutiram estratégias para a implementação de um modelo de ensino que contemple tanto a Língua Brasileira de Sinais (Libras) quanto o Português escrito. Esta abordagem bilíngue é considerada essencial para garantir o acesso e a plena compreensão dos conteúdos curriculares por parte dos estudantes surdos, promovendo assim uma educação mais inclusiva e eficaz.

A transmissão do webinário foi realizada pelo canal da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) na internet, permitindo que gestores educacionais, professores e demais interessados no tema participassem e contribuíssem com o debate. A escolha do canal evidencia a parceria e o compromisso da Undime com a promoção de políticas educacionais inclusivas e com a formação continuada dos profissionais da educação.

O evento é um passo importante na direção de uma educação mais acessível e respeitosa às diferenças, e espera-se que as discussões e as experiências compartilhadas durante o webinário possam inspirar mudanças significativas nas práticas pedagógicas em todo o território nacional.

Fonte: Undime

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