Provavelmente, o título da notícia é referente ao anúncio ou ao lançamento de um novo aplicativo do governo chamado “Celular Seguro”. Este aplicativo tem como objetivo principal permitir que os usuários bloqueiem seus telefones celulares para evitar uso indevido em caso de perda ou roubo.
O texto sugere que o procedimento de uso é bastante simples: o usuário só precisa baixar o aplicativo chamado “Celular Seguro” através das lojas de aplicativos oficiais. No contexto do texto, é mencionado que no caso de dispositivos com o sistema operacional Android, a aquisição do app deve ser feita a partir da loja virtual própria do sistema, que provavelmente seria a Google Play Store.
Após a instalação, o usuário deve ter a possibilidade de registrar seu dispositivo no aplicativo e, com isso, ganhar o poder de bloqueá-lo remotamente se necessitar. O que não é explicitado no texto, mas é a função comum desses tipos de serviços, é que o aplicativo possa oferecer também rastreamento ou outras medidas de segurança para aumentar as chances de recuperação do aparelho ou pelo menos para manter os dados salvos seguros.
Dessa forma, o governo estaria oferecendo uma ferramenta útil de segurança para os cidadãos, provavelmente integrada com alguma base de dados policial ou sistema nacional de gestão de dispositivos móveis, afim de aumentar a efetividade das medidas de proteção individual e coletiva contra crimes relacionados a dispositivos móveis.
Fonte: CNN Brasil
Muito bom estar mais informado