Pular para o conteúdo

ANS Abre Espaço para Participação Pública em Atualização de Coberturas de Planos de Saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) promoveu, em dezembro, duas oportunidades para participações sociais ampliadas sobre propostas de atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que define a lista de serviços que devem ser cobertos pelos planos de saúde. A iniciativa da ANS teve como objetivo coletar contribuições da sociedade, profissionais da saúde, representantes do setor e demais interessados para aperfeiçoar e atualizar o Rol, garantindo que os beneficiários dos planos de saúde tenham acesso a tratamentos e procedimentos alinhados com os avanços da medicina e as necessidades atuais de saúde.

Durante o período estabelecido, a ANS disponibilizou documentos técnicos e realizou audiências públicas, oferecendo um espaço democrático e transparente para que todos os setores envolvidos pudessem apresentar suas considerações, sugestões e evidências científicas. As contribuições recebidas serão analisadas por um grupo técnico especializado, que avaliará a inclusão, exclusão ou alteração de procedimentos no Rol.

A consulta pública e a audiência realizadas pela ANS são etapas fundamentais no processo de revisão do Rol, que ocorre a cada dois anos. Este processo é essencial para a manutenção da qualidade e da sustentabilidade do sistema de saúde suplementar, assegurando que os beneficiários tenham acesso a um rol de serviços que reflita o estado atual do conhecimento médico e as práticas clínicas mais efetivas.

O Governo Federal, por meio da ANS, reforça o compromisso com a transparência e a participação social na formulação de políticas de saúde suplementar, visando sempre a melhoria contínua do acesso e da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos brasileiros. A atualização do Rol é uma medida que reflete essa postura, buscando equilibrar a incorporação de novas tecnologias com a sustentabilidade financeira dos planos de saúde e a proteção dos direitos dos consumidores.

Fonte: Governo Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *