Pular para o conteúdo

Ano Novo Lunar ou Cultura Oculta: O que o Ocidente Ignora sobre a Celebração Chinesa de 2024?

O Ano Novo Lunar 2024, também conhecido como Ano Novo Chinês, tem início hoje, 10 de fevereiro. Esta celebração é uma das mais significativas para a China e para comunidades chinesas espalhadas pelo mundo, marcando o início de um novo ciclo baseado no calendário lunissolar, que é diferente do calendário gregoriano adotado no Ocidente.

O Ano Novo Lunar é determinado pelo primeiro dia do primeiro mês do calendário chinês e é influenciado pelas fases da lua. Por essa razão, a data varia a cada ano quando comparada ao calendário ocidental. As comemorações do Ano Novo Chinês estendem-se por aproximadamente 15 dias, culminando com o Festival das Lanternas.

Durante este período, diversas tradições são observadas, como a limpeza das casas para afastar os maus espíritos e atrair boas energias, a reunião familiar em banquetes fartos, a troca de envelopes vermelhos contendo dinheiro, conhecidos como \”hongbao\”, e a realização de espetaculares desfiles e apresentações culturais, incluindo a famosa dança do dragão e do leão.

Cada ano no calendário chinês é associado a um dos doze animais do zodíaco chinês, além de um dos cinco elementos da astrologia chinesa. O ano de 2024 é designado como o Ano do Dragão, um símbolo de força, sorte e vitalidade na cultura chinesa.

A celebração do Ano Novo Lunar é uma oportunidade para honrar antepassados, fortalecer laços familiares e cultivar a esperança de prosperidade e felicidade para o ano que se inicia. Além disso, é um momento de grande importância econômica, pois muitas empresas e lojas fecham durante o período, e as pessoas aproveitam para viajar e visitar familiares.

Reflexão sobre o comportamento ideal:
Em tempos de celebração cultural como o Ano Novo Lunar, o comportamento ideal envolve o respeito e a valorização das tradições e crenças de diferentes comunidades. É um momento propício para a prática da empatia e da abertura para aprender sobre as riquezas culturais que cada povo oferece ao mosaico global da humanidade. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade para refletir sobre a importância da renovação e da esperança, valores universais que se renovam com o início de cada novo ciclo, seja ele lunar ou solar.

Fonte : Brasil Escola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *