O estado de Minas Gerais já está emitindo a nova carteira de identidade, que incorpora avanços tecnológicos significativos para aumentar a segurança e combater crimes como a falsidade ideológica. De acordo com informações divulgadas pela Polícia Civil, mais de 50 mil unidades do novo documento já foram expedidas para os cidadãos mineiros.
O novo modelo de carteira de identidade foi desenvolvido para ser mais seguro e dificultar ações fraudulentas. Entre as características do documento, destacam-se elementos de segurança aprimorados, que incluem itens visíveis e invisíveis, além de um QR Code que permite a verificação da autenticidade do documento de forma rápida e eficaz.
Para solicitar a nova carteira de identidade, os interessados devem seguir um procedimento específico. Primeiramente, é necessário agendar um atendimento em uma das unidades de emissão do documento. Isso pode ser feito por meio do site da Polícia Civil ou outros canais de atendimento disponibilizados pelo governo estadual. No dia e hora marcados, o cidadão deve comparecer ao local com a documentação exigida, que inclui a certidão de nascimento ou casamento, CPF e comprovante de residência.
É importante ressaltar que a emissão da primeira via do documento é gratuita. Já para a segunda via, pode haver a cobrança de uma taxa, cujo valor varia de acordo com a legislação vigente no estado. A nova carteira de identidade também possibilita a inclusão de outros dados, como o número do título de eleitor, carteira de trabalho, certificado militar, tipo sanguíneo e fator Rh, além de condições específicas de saúde que o portador julgar necessário constar no documento.
A iniciativa de Minas Gerais segue a tendência nacional de modernização dos documentos de identificação, em conformidade com o decreto federal que estabelece o novo modelo de carteiras de identidade em todo o país. Com a nova carteira, o estado espera não apenas proporcionar maior segurança para os cidadãos, mas também facilitar o acesso a serviços e a integração com outros bancos de dados nacionais.
Fonte: Muzambinho.com