Pular para o conteúdo

Cuidado: Intensa exposição solar na cabeça pode prejudicar a saúde cerebral!

Cuidados específicos com a saúde durante a exposição ao sol devem ser observados mais do que se pensa. A informação, acrescentada ao já conhecido conselho de usar filtro solar, gira em torno do comprometimento do cérebro devido ao excesso de sol na cabeça. Este alerta, proposto por especialistas, ressalta a necessidade de proteger o principal órgão do corpo tanto quanto a pele.

A cabeça é uma das áreas do corpo mais expostas ao sol. O uso de chapéus, bonés e até toalhas como forma de bloquear os raios solares, além do alto fator de proteção solar, é fundamental. A incidência intensa de raios solares na cabeça pode trazer prejuízos à saúde cerebral, que englobam desde alterações de humor e memória até doenças mais graves, a longo prazo.

O excesso de exposição ao sol sem a devida proteção pode levar ao envelhecimento precoce da pele, ao aparecimento de manchas e ao aumento do risco de desenvolvimento de câncer de pele. Entretanto, as recentes descobertas dos efeitos dos raios solares na saúde cerebral reforçam a importância da conscientização sobre a prevenção e do cuidado constante.

Especialistas reforçam a necessidade de proteção em todos os momentos de exposição ao sol, não somente em praias ou momentos de lazer, mas também no dia a dia, durante estadia no trabalho, estudo ou até mesmo em casa. Lembrando ainda a importância de se manter hidratado, proteger os olhos e evitar a exposição direta ao sol nos horários de pico, geralmente entre as 10h e as 16h.

Fonte: F5 News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *