Quatro jovens foram encontrados mortos nesta segunda-feira (1º) dentro de uma BMW, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. As vítimas, que ainda não tiveram suas identidades divulgadas, foram descobertas por transeuntes que notaram o veículo estacionado em um local isolado com os ocupantes aparentemente inconscientes.
Segundo informações preliminares da Polícia Civil, há suspeitas de que os jovens possam ter sido vítimas de intoxicação por monóxido de carbono, um gás incolor, inodoro e altamente tóxico, que pode ser fatal quando inalado em altas concentrações. A hipótese é reforçada pelo fato de que o carro estava com os vidros fechados e o motor possivelmente em funcionamento por um período prolongado.
Especialistas alertam que a exposição ao monóxido de carbono pode ocorrer em ambientes fechados onde há combustão incompleta de materiais orgânicos, como gasolina, madeira, carvão, entre outros. Em veículos, o risco aumenta se o escapamento estiver danificado ou se o carro for utilizado com o motor ligado em locais fechados ou pouco ventilados.
Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização de necropsias, que deverão confirmar as causas das mortes. A polícia segue investigando o caso e aguarda os resultados dos exames para dar prosseguimento às investigações. Enquanto isso, as autoridades reforçam a importância de medidas de prevenção e conscientização sobre os perigos da exposição ao monóxido de carbono.
Fonte: G1
